03/03/2013 11h30 – Atualizado em 03/03/2013 12h40
Igor AlmeidaDo G1 MA
O Shopping Rio Anil, localizado na Av. São Luís Rei de França, em São Luís, está autorizado a funcionar, segundo informações do Corpo de Bombeiros. A informação foi confirmada ao G1, neste domingo (3), pelo comandante do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT), do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), Wibiraja Figueiredo.
“Pelo laudo apresentado ontem (2), por volta das 19h30, o shopping poderá funcionar normalmente sem oferecer risco de desabamento. Tudo nos foi apresentado pontualmente”, disse o comandante, destacando que representantes do Conselho Regional de Engenharia e Argonomia do Maranhão (CREA-MA) também tiveram acesso ao laudo emitido pelo shopping. O coronel Figueiredo informou ainda que uma nova vistoria deverá ser feita nesta segunda-feira (4), a partir das 8h30.
Na última sexta-feira (1°) o GAT e o Ministério Público do Maranhão realizaram uma vistoria em todo o prédio. Naquela ocasião, a promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, contou que a queda de parte do forro ocorrida na noite de quinta-feira (28) teria sido ocasionada por um sobrepeso na laje do piso L1, que se movimentou e pode ter comprometido toda a estrutura do estabelecimento.
Por meio de nota, a assessoria do Shopping Rio Anil informou ao G1 que O Rio Anil Shopping informa que nesta segunda-feira (4), retomará suas operações e atividades normalmente. Informa ainda, que um laudo técnico também foi emitido por engenheiro responsável garantindo a estabilidade estrutural do empreendimento, que não sofreu influência do ocorrido e tampouco foi comprometida.
O shopping ressalta que, durante todo o fim de semana, equipes trabalharam ininterruptamente para reparar os danos na área do forro onde houve o incidente e fazer toda limpeza deste corredor do shopping.
Entenda o caso
Por volta das 21h de quinta-feira (28), parte do forro lateral do primeiro piso do Shopping Rio Anil, localizado na Av. São Luís Rei de França, no Turu, desabou.
Testemunhas que presenciaram o acidente, dizem que pelo menos oito lojas foram atingidas com o desabamento, além de dois quiosques localizados no centro do corredor do estabelecimento.
O shopping foi vistoriado no dia seguinte (1°). Na oportunidade, a promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, disse ao G1 ter sido uma “sorte não ter acontecido uma fatalidade” e o estabelecimento acabou interditado.
Por meio de nota, a Assessoria de Comunicação do Shopping Rio Anil confirmou a interdição e afirmou que “assim que os trabalhos fossem concluídos, as operações do shopping seriam retomadas”.
Valor repassado é definido por indicadores e metas de desempenho. Recurso foi publicada no Diário Oficial da União.
Os dois eram companheiros de cela no PSL 2, no Complexo de Pedrinhas. Homem recebeu soltura no lugar do irmão, que estava dormindo.