https://tecnobioengenharia.com.br/

Moradores protestam contra captação de água do Rio Doce em Resplendor – G1

28/12/2015 08h35 – Atualizado em 28/12/2015 08h35
Do G1 Vales de Minas Gerais
Moradores de Resplendor (MG) fizeram uma manifestação nesse domingo (27), contra o possível retorno da captação de água do Rio Doce, feito pela Copasa. O município, que tem 20 mil habitantes, é um dos afetados pelo rompimento de uma barragem de rejeitos em Mariana (MG), no dia 05 de novembro.

Com a lama que atingiu o rio, a captação de água precisou ser interrompida, devido o aumento da turbidez da água. A cidade tem sido abastecida em sistema de rodízio pelos Córregos Santana e Barroso, que não tem ligação com o manancial contaminado, além de poço artesiano e a distribuição de água mineral, feita pela Samarco, cujos donos são a Vale e a BHP Billiton.
A Copasa informou que os córregos que abastecem a cidade já não tem capacidade suficiente para atender a demanda em Resplendor, por isso a empresa optou pelo retorno da captação de água no rio. Situação que deixou os moradores indignados, eles se reuniram na área central da cidade com bandeiras e faixas em forma de protesto.

Uma das organizadoras do movimento, Fernanda Puccini Venturin, disse que não há ainda um laudo que comprove a qualidade da água no município, o que justificaria o medo dos moradores quanto ao tratamento dela.

Segundo a organização, a manifestação durou cerca de duas horas e terminou no local onde é feita a captação de água pela Copasa. Um abaixo-assinado será entregue ao órgão, cobrando a retirada do equipamento às margens do rio. A Polícia Militar de Contagem (MG) acompanhou o ato, que ocorreu de forma pacífica.

Em nota, a Copasa esclareceu que irá cumprir a determinação da Justiça e que está previsto uma interrupção no fornecimento para que sejam feitas análises na água captada no Rio Doce. A empresa ainda esclarece que a água não será distribuída a população de Resplendor até que seja comprovada a qualidade.
 
 

source