10/11/2014 13h56 – Atualizado em 11/11/2014 10h47
Do G1 Sul de Minas
Vereadores de Lavras (MG) vão entregar nesta segunda-feira (10) o relatório da CPI que apurou supostas irregularidades no sistema de tratamento de esgoto da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Um laudo apontou que não há tratamento de esgoto em uma das três estações da Copasa e que o material que sai de lá contamina o Ribeirão Santa Cruz.
Amostras do material que sai da estação de tratamento de esgoto foram colhidas em julho deste ano e levadas para o laboratório de análises de água do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Segundo o laudo assinado pelo professor Cláudio Milton Montenegro Campos, para cada 100 mililitros de água, foram encontradas 3 milhões de partículas de cloriformes fecais, quando o aceitável é até mil partículas. Ainda conforme a CPI, vários locais de Lavras sofrem com o esgoto a céu aberto, que contaminam cursos de água.
Em nota, a Copasa informou que a Estação de Tratamento de Esgoto Vista Alegre, que a CPI apontou que não há tratamento, atende somente o bairro Vista Alegre e parte do Distrito Industrial. Ainda conforme a Copasa, o volume corresponde 0,04% do esgoto coletado e tratado na cidade. Ainda segundo a concessionária, a amostra coletada se refere a um lançamento pontual de esgoto ocasionado por um acidente ou descarga indevida. A Copasa diz ainda na nota que as principais estações de tratamento de esgoto de Lavras, a ETE Água Limpa e a ETE Ribeirão Vermelho, têm capacidade para coletar e tratar 100% do esgoto doméstico na cidade.
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Lavras, Rogério Giranda, informou que a Secretaria de Meio Ambiente iniciou uma vistoria no serviço da Copasa. O secretário disse que vai aguardar a conclusão da CPI e o relatório dos fiscais da prefeitura para tomar providências.
Cinco vereadores fazem parte da CPI, que teve início no dia 21 de fevereiro. Ainda segundo os levantamentos da comissão, a taxa de esgoto é cobrada na cidade desde 2004 e equivale a 99,4% do valor da conta de água dos contribuintes. A sugestão é que a cobrança passe a ser 50% do total pago por conta de água.
O relatório da CPI foi apresentado na reunião da Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira.
Confira as oportunidades de emprego abertas em Varginha, Lavras e Poços. Para se candidatar, apresente cópias do RG, CPF e PIS.
Anúncio de verba foi feito pela Secretaria de Saúde na quarta-feira (9). Além da Santa Casa, outros 135 hospitais vão receber recursos estaduais.