Após seis meses de paralisação de parte das atividades e um fim das negociações colocado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o conselho da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA (Ascema nacional) votou indicativo de greve geral para todos os servidores ambientais. A reunião, que ocorreu na noite desta segunda-feira (10/6), decidiu que a Greve Geral da Área Ambiental Federal será decidida em assembleias em cada estado na próxima sexta-feira (14), para definir o início da paralisação a partir do dia 24 de junho de 2024.
São representados pela Ascema os profissionais de carreira do meio ambiente lotados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Serviço Florestal Brasileiro.
Os servidores ambientais estão com os serviços de campo, como fiscalização e licenciamento, paralisados desde janeiro em mobilização pela reestruturação da carreira e melhores condições de trabalho e fortalecimento da gestão ambiental no país. A primeira reunião com o MGI após os protestos ocorreu em 1º de fevereiro, desde então, o Ministério e a entidade estiveram em um “bate-volta” de contrapropostas.
No entanto, na última sexta-feira (5/6), a pasta indicou enviou Ofício que rejeita última proposição feita pela Ascema. O MGI manteve a última proposta feita pelo governo, a qual afirmou que estava “no limite máximo, do ponto de vista orçamentário, do que é possível oferecer”.
O comunicado indica ainda que o prazo da mesa de negociações está esgotado. Ao Correio, o Ministério afirmou que ainda pode receber contrapropostas, desde que estejam dentro do limite orçamentário.
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br
Jornalista pela UnB, piauiense residente no DF, escritora e entusiasta de temas relacionados à educação e meio ambiente. Tem passagens pelo EuEstudante, assessorias e pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Formada em jornalismo pelo UniCeub, faço parte da equipe do site do Correio Braziliense desde 2021. Sou uma das apresentadoras do Se Pá Um Podcast, que discute tudo do mundo do entretenimento