Situação foi constatada nos bairros Boa Vista, Veredas da Cidade e Centro; empresa nega e diz que trabalho está normal no município
Durante o programa Imbiara Notícias, da Rádio Imbiara 91,5 FM, moradores dos bairros Boa Vista, Veredas da Cidade e Centro reclamaram que os leituristas da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa) não estão passando nas casas dessas localidades.
Os leituristas, também conhecidos como agentes comerciais, diariamente percorrem bairro a bairro, fazendo a medição individual do consumo de água e esgoto.
Face a resposta a dessas reclamações, o Grupo Imbiara entrou em contato para responder os moradores e também explica como é calculada a média de consumo do cliente quando, por exemplo, não se tem acesso aos hidrômetros, aparelhos que medem o consumo de água.
Confira, na íntegra, a nota:
A Copasa informa que a equipe de leituristas está trabalhando normalmente em Araxá.
A empresa esclarece que em situações em que os leituristas não têm acesso aos hidrômetros ou há inconsistência de dados por qualquer motivo, a fatura também é gerada, mas com base na média de consumo do cliente nos últimos 12 meses, conforme preconizado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). Após computadas as leituras, as contas são encaminhadas para os respectivos endereços.
Caso os clientes tenham alguma dúvida em relação à fatura, podem acionar a Copasa diretamente. As análises das faturas são feitas individualmente, uma vez que cada cliente tem seus hábitos de consumo e número de moradores no imóvel. Por isso, se faz necessária a manifestação individual e as tratativas também individualizadas. Após a análise do consumo e dos valores, a empresa fará contato e dará retorno direto para o cliente da solução ou alternativas para mitigar a situação.
Os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. Site: www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital; Central de Atendimento "115". Há ainda o WhatsApp da Copasa (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.