28/08/2012 16h55 – Atualizado em 28/08/2012 17h02
Do G1 PA
Durante a manhã desta terça-feira (28), uma equipe do Centro de Atividades Técnicas (CAT) do Corpo de Bombeiros esteve no prédio do Ministério da Fazenda em Belém, para avaliar se há algum risco de desabamento, e se o local poderá voltar a ser utilizado. Segundo os bombeiros, o resultado da avaliação será divulgado ainda nesta terça.
Para o tenente Antoniel Nascimento, responsável pela operação, este é um trabalho minucioso que exige muitos cuidados. “Não estamos descartando nenhuma possibilidade, mas, quem fará essa avaliação final será a equipe de engenheiros do CAT que possui essa qualificação”, explica.
De acordo com Nascimento, o Corpo de Bombeiros vai emitir relatórios para apontar onde o fogo começou. A causa do incêndio, se foi natural, acidental ou criminosa, também deve ser apontada pelo laudo. Além dos bombeiros, a Polícia Federal também trabalha com a perícia do acidente. O prazo limite para que o laudo fique pronto é de 30 dias.
A equipe de operações informou que pequenos focos de fogo ainda foram encontrados durante esta terça-feira (28), mas foram controlados pela equipe de operações. Os ferros que sustentam as janelas do prédio precisaram derrubados pelos para evitar acidentes. “Isolamos a área para que ninguém corra o risco de ser atingido pelos estilhaços”, afirma Nascimento.
Segundo a Receita Federal, o atendimento ao público voltará a funcionar em breve, em um local improvisado.
Algumas turmas serão encerradas e os alunos remanejados. Sindicato acredita que a medida trará prejuízos para o ensino.
Corporação achou o corpo na manhã deste domingo, 27. Oficial estava desaparecido desde a última sexta-feira, 25.